Meu sindicato deve criar um perfil na rede mais valiosa do mundo?

Para uns, uma rede social dedicada às dancinhas da moda, para outros, uma máquina de sucesso. Desbancando as grandes do mercado de mídias sociais, o TikTok se tornou a rede social mais valiosa do mundo em 2023, fazendo o valor de sua marca chegar a U$ 65 bilhões, segundo o ranking da consultoria Brand Finance. Confira o ranking no site da Forbes Money. Meu sindicato deve criar um perfil na rede mais valiosa do mundo em 2023?

Não podemos negar que a forma de consumo de mídias mudou. E não é de hoje que falamos isso por aqui no blog da 118.

Desde 2020, quando vivenciamos a pandemia de Covid 19, o TikTok logo se estabeleceu no mercado. Com uma oferta de conteúdo fácil e divertido, se espalhou rapidamente por todo o mundo e possibilitou nova formas de se conectar, enquanto não podíamos sair de casa ou ter convívio com outras pessoas. Além disso, fez surgir um “boom” de influenciadores e criadores de conteúdo digital.

E como isso pode ser aproveitado para a realidade sindical?

Primeiro que já temos uma coisa em comum: assim como o TikTok buscou seu lugar ao sol com os usuários, os sindicatos querem estar lado a lado com os trabalhadores da categoria que representam, certo?

O meu sindicato deve criar um perfil na rede mais valiosa do mundo?

O mais importante, ao escolher uma rede social para criar o perfil do sindicato, é conhecer a rede muito bem, além de fazer uma boa pesquisa para entender se o seu público alvo de trabalhadores está lá. Por exemplo, o que adianta o sindicato se dedicar para o Twitter, se a maior parte do público alvo para se associar utiliza o TikTok? Assim, é muito mais inteligente dedicar seu esforço para alimentar de conteúdo as redes em que as pessoas estão, entende?

Então, antes de sair por aí criando o seu perfil em qualquer rede, entenda o seu perfil de trabalhador.

Ok, e se o sindicato entrar, o que posso fazer no TikTok?

Aqui entra o outro conselho importante que falamos: entenda da rede social antes de sair postando o que der na telha.

Para isso, você pode fazer algum curso sobre o TikTok para entender melhor quais as possibilidades que essa rede pode te oferecer. Uma segunda opção, é contar com uma equipe especializada, que saiba como utilizar a rede de forma estratégica, alinhada com o propósito do sindicato, posicionamento de marca, visão de futuro e muitas outras questões.

Com o perfil do sindicato no TikTok, você pode:

  • Explicar os temas com mais dúvidas frequentes.
  • Apresentar as pessoas que trabalham no sindicato.
  • Mostrar as colônias de férias vocês possuem.
  • Dar pequenos resumos de notícias importantes que aconteceram na semana.
  • Informar o andamento de alguma negociação.
  • Criar vídeos que gerem identificação com os trabalhadores.
  • Informar notícias urgentes.
  • Falar sobre eventos do sindicato.

E muito mais.

Como falamos, o importante é seguir uma estratégia que complemente o seu objetivo principal quanto sindicato.

Contudo, uma coisa é certa: o fato do sindicato estar em uma rede social como o TikTok mostra o engajamento da diretoria em relação às novidades do mercado. Além disso, ajuda a quebrar uma grande barreira para estreitar o seu relacionamento com os trabalhadores da base de representação.

E aí, curtiu esse conteúdo? Compartilhe com a diretoria do seu sindicato! 🤘🏽

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