Para uns, uma rede social dedicada às dancinhas da moda, para outros, uma máquina de sucesso. Desbancando as grandes do mercado de mídias sociais, o TikTok se tornou a rede social mais valiosa do mundo em 2023, fazendo o valor de sua marca chegar a U$ 65 bilhões, segundo o ranking da consultoria Brand Finance. Confira o ranking no site da Forbes Money. Meu sindicato deve criar um perfil na rede mais valiosa do mundo em 2023?
Não podemos negar que a forma de consumo de mídias mudou. E não é de hoje que falamos isso por aqui no blog da 118.

Desde 2020, quando vivenciamos a pandemia de Covid 19, o TikTok logo se estabeleceu no mercado. Com uma oferta de conteúdo fácil e divertido, se espalhou rapidamente por todo o mundo e possibilitou nova formas de se conectar, enquanto não podíamos sair de casa ou ter convívio com outras pessoas. Além disso, fez surgir um “boom” de influenciadores e criadores de conteúdo digital.
E como isso pode ser aproveitado para a realidade sindical?
Primeiro que já temos uma coisa em comum: assim como o TikTok buscou seu lugar ao sol com os usuários, os sindicatos querem estar lado a lado com os trabalhadores da categoria que representam, certo?
O meu sindicato deve criar um perfil na rede mais valiosa do mundo?
O mais importante, ao escolher uma rede social para criar o perfil do sindicato, é conhecer a rede muito bem, além de fazer uma boa pesquisa para entender se o seu público alvo de trabalhadores está lá. Por exemplo, o que adianta o sindicato se dedicar para o Twitter, se a maior parte do público alvo para se associar utiliza o TikTok? Assim, é muito mais inteligente dedicar seu esforço para alimentar de conteúdo as redes em que as pessoas estão, entende?
Então, antes de sair por aí criando o seu perfil em qualquer rede, entenda o seu perfil de trabalhador.
Ok, e se o sindicato entrar, o que posso fazer no TikTok?
Aqui entra o outro conselho importante que falamos: entenda da rede social antes de sair postando o que der na telha.
Para isso, você pode fazer algum curso sobre o TikTok para entender melhor quais as possibilidades que essa rede pode te oferecer. Uma segunda opção, é contar com uma equipe especializada, que saiba como utilizar a rede de forma estratégica, alinhada com o propósito do sindicato, posicionamento de marca, visão de futuro e muitas outras questões.
Com o perfil do sindicato no TikTok, você pode:
- Explicar os temas com mais dúvidas frequentes.
- Apresentar as pessoas que trabalham no sindicato.
- Mostrar as colônias de férias vocês possuem.
- Dar pequenos resumos de notícias importantes que aconteceram na semana.
- Informar o andamento de alguma negociação.
- Criar vídeos que gerem identificação com os trabalhadores.
- Informar notícias urgentes.
- Falar sobre eventos do sindicato.
E muito mais.
Como falamos, o importante é seguir uma estratégia que complemente o seu objetivo principal quanto sindicato.
Contudo, uma coisa é certa: o fato do sindicato estar em uma rede social como o TikTok mostra o engajamento da diretoria em relação às novidades do mercado. Além disso, ajuda a quebrar uma grande barreira para estreitar o seu relacionamento com os trabalhadores da base de representação.
E aí, curtiu esse conteúdo? Compartilhe com a diretoria do seu sindicato! 🤘🏽
Uma resposta