Você já parou para pensar por que as vezes as empresas se parecem com pessoas em seu modo de agir e se relacionar com os consumidores? Pois é, tudo isso está relacionado ao marketing! Especificamente ao conceito de brand persona. E o que é isso? Resumidamente, é uma estratégia baseada na criação de personagens que possuam os valores do seu sindicato, com o objetivo de se aproximar com o seu público.
Atualmente podemos comparar o relacionamento com as marcas como uma parceria. Os consumidores hoje em dia tendem a se relacionar com as marcas nas quais se identificam, acreditam, e que de alguma forma compartilhem os mesmos valores e visões de mundo. Ou seja, ninguém quer se associar com alguém que não confia e não passa credibilidade em seus posicionamentos.
Por isso que a brand persona é tão importante, pois ela faz essa ponte entre a marca e seus clientes.
O que é brand persona?
Sabe a Lu, do Magalu? Então, isso é brand persona! É o seu modo de falar, de se relacionar, seu tom de voz, suas expressões, gírias, cores, elementos e símbolos. É quando você personifica todos os valores e crenças da sua organização para tornar o seu relacionamento mais humano e assertivo. Para isso, é EXTREMAMENTE IMPORTANTE que você saiba realmente quem é você, qual o seu objetivo e razão de ser.

O foco de uma estratégia de brand persona é gerar engajamento e aproximar os valores dos trabalhadores aos valores do sindicato. Está focada diretamente naquilo que a sua organização quer passar como valor na sua forma de comunicar. Na prática, dê voz ao seu sindicato e se comunique como se ele fosse uma pessoa, não uma instituição.
Como construir minha brand persona?
Você deve começar definindo alguns pontos:
- Defina a missão e pilares do Sindicato: conheça muito bem a base que sustenta a sua razão de ser e a missão da sua organização.
- Qual a sua promessa? Entenda os pontos de dores dos trabalhadores e mostre como você pode auxiliá-los. Não preciso nem dizer que tem quer ser verdadeiro, né?! rsrs.
- Qual o seu tom de voz? O Sindicato fala sempre gritando ou é mais para o lado do diálogo e construção coletiva?
- Quais expressões e gírias você mais utiliza em suas comunicações? Defina um guia de saudações, mensagens de alegria, tristeza e despedidas.
- Teste a aceitação dos trabalhadores! Esse é o momento no qual você deve colocar em prática toda a teoria definida nos pontos anteriores e ver se está de acordo com a expectativa do seu público.
Criar uma Brand Persona contribui para o sucesso e crescimento do seu sindicato, pois ela estimula o relacionamento entre a organização e os trabalhadores. Quanto mais empatia você gerar com os trabalhadores, maior será o número de pessoas que acreditarão em você, portanto, mais associados!
Agora que você já sabe tudo isso, é hora de colocar em prática, principalmente em seu atendimento! E se você quiser dicas de como o atendimento pelas redes sociais do seu sindicato deve ser ágil e estratégico, clique aqui!
Está interessado em saber mais sobre estratégias de branding para conseguir mais associados? Entre em contato com a gente!