Amados por uns, não tão amados assim por outros, os e-mails marketing são parte da rotina de grande parte das empresas para se comunicar com clientes de uma forma estratégica e personalizada. Uma pesquisa recente mostrou que são enviados cerca de 8 bilhões de e-mails por dia no Brasil e o engajamento teve um grande aumento no período da pandemia até os dias de hoje. Por isso, trouxemos esse artigo para você entender sobre e-mails marketing e começar a aplicar as estratégias aí no seu sindicato.

Antes de tudo, o que é um e-mail marketing?
Um e-mail marketing é uma mensagem digital, que tem muitos objetivos diversos, como:
- Estreitar seu relacionamento com os associados (clientes) e possíveis associados (leads).
- Divulgar eventos, notícias e informações importantes sobre o sindicato.
- Realizar relacionamento pré e pós associação dos trabalhadores.
- Otimizar o funil de vendas.
- Abrir novos canais de comunicação.
E por aí vai.
Quais as vantagens do e-mail marketing?
Podemos partir do princípio, que, nos dias de hoje, o e-mail é algo fundamental para alguém poder utilizar a internet. Essa por si só, já é uma grande vantagem.
Outro ponto super importante, é que o e-mail, é uma forma de comunicação direta. Ou seja, ela acontece de uma caixa de e-mails para outra. Diferentemente de uma rede social, que entrega o seu conteúdo por meio de um intermediador, como o algoritmo.
Você também pode criar e-mails dinâmicos, de acordo com cada persona definido dentro do seu sindicato. Ou seja, você pode mandar e-mails com o mesmo conteúdos, porém, para diferentes pessoas e com formas exclusiva para cada uma delas.
O e-mail marketing também te permite trabalhar com um designe moderno, pois ele é 100% editável. O e-mail do seu sindicato vai ter a cara e personalidade do seu sindicato, ou seja, não é nada robótico, muito pelo contrário.
Um outro ponto super importante, é que você consegue rastrear a atividade do trabalhador por meio de um e-mail, ou seja, se a pessoa clica ou não no seu e-mail, para onde ela vai e quais atitudes ela irá tomar. É uma ferramenta que te dá números e dados com a exatidão necessária para tomar decisões aí na diretoria.
É muito fácil de medir os resultados. Você não vai precisar de um relatório extremamente complexo para entender como um e-mail performou. Principalmente se você usar a nossa plataforma, a 118+, pois ela te garante relatórios fáceis e personalizados para entender os seus resultados.
E claro, tem um custo baixo de operacionalizar, quando comparado à outras ações de marketing.
O legal é que os e-mails funcionam como um excelente canal de comunicação personalizado para cada trabalhador, ampliando o seu relacionamento e tratando com exclusividade cada pessoa. Além disso, os e-mails também simplificam a jornada de associação dos trabalhadores.
Tipos de e-mail marketing para usar no sindicato
Como mencionamos, os e-mails podem ser utilizados com vários objetivos e formatos, depende da sua meta e estratégias aplicadas. Veja abaixo alguns tipos:
- Promocional: para promover uma oferta, como uma associação, um ebook ou um sorteio, por exemplo. Aqui a ideia é ofertar algo para a pessoa que vai receber o e-mail.
- Newsletter: para informar os contatos sobre novidades e notícias relevantes sobre o sindicato e o mundo sindical de forma geral.
- Sazonal: para promover uma data específica, como aniversário de casa, aniversário da pessoa, datas importantes para o sindicato e etc.
- Automação: para criar um fluxo de comunicação e relacionamento por meio de e-mails automatizados, de acordo com o comportamento do trabalhador.
- E-mail de boas-vindas: para dar boas-vindas aos novos associados, assim que confirmar a associação dos trabalhadores.
- Engajamento: para recuperar contatos que estão desengajados na sua base, ou seja, que não se relacionam com o sindicato por meio dos e-mails há algum tempo. Essa ação é fundamental para manter a sua base de e-mails saudável.
Como manter sua base de e-mails saudável?
Ok, por enquanto está tudo lindo, tudo ótimo! Mas, não podemos esquecer que para ter um bom resultado com os e-mails, é necessário seguir algumas regras para manter a sua lista sempre saudável e não correr o risco de dar problemas com o seu domínio.
O que isso significa? Na prática, é importante que os seus e-mails possuam um conteúdo realmente de valor e que agreguem à quem receber. É fundamental que seus e-mails sejam interessantes o suficiente para que as pessoas abram, cliquem e não relatem o seu conteúdo como “spam”. Além disso, é fundamental que a sua base esteja higienizada, para você não correr o risco de enviar e-mails para contatos inexistentes.
Por isso, temos que tomar cuidado para não gerar hard bounce e soft bounce, que impactam diretamente no sucesso de uma campanha de e-mail marketing. O “bounce” acontece quando um e-mail é rejeitado por conta de um erro. Isso pode acontecer por 2 motivos:
- hard bounce, que é um erro permanente (como um e-mail que não existe mais ou está inválido).
- soft bounce, quando é um erro temporário (como uma caixa de entrada lotada ou servidor fora do ar).
Se os seus e-mails possuírem um alto número de hard/soft bounce, isso mostra que a sua lista não está boa e está na hora de fazer uma limpeza para evitar esse problema.
Aqui na Agência, gostamos de trabalhar com a SafetyMails para realizar essa limpeza.
E sobre a LGPD, 118?
Ótima pergunta, meu sindicalista! 😅
Com a LGPD em vigor, que é a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, há algumas regras que devem ser seguidas para respeitar o direito das pessoas.
O ponto principal da LGPD, é que você só pode se comunicar com quem realmente quer ser contatado por você. Ou seja, a pessoa precisa aceitar receber os seus comunicados, caso contrário, você não pode contatar esta pessoa.
Além disso, você precisa disponibilizar uma forma fácil para que as pessoas deixem de receber os seus comunicados, se assim for da vontade dela.
No site do Governo, você consegue acessar todos os detalhes referente à LGPD.
Agora é com você!
Os e-mails marketing podem fazer uma diferença enorme para o sindicato. Por isso, desenvolver uma estratégia para este canal de comunicação é uma grande oportunidade de ampliar o seu relacionamento com a base de trabalhadores, além de abrir mais um caminho para novos associados!
Conte com a gente para te ajudar a construir essa estratégia! 😉
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