Por que fazer atendimento por inbox nas redes sociais dos sindicatos?

Já não é mais novidade que a maioria das pessoas preferem um atendimento inbox por meio das redes sociais para falar com as empresas, né?! Pense em você mesmo: ao precisar de um atendimento ou informação, você prefere ligar, enviar um e-mail ou chamar no chat de alguma rede social que você utiliza praticamente o tempo todo? Pois é…

Mas, será que que somente estar nas redes sociais é positivo? Devo estar presente em todas as redes? Preciso responder o inbox em tempo integral? Calmaaaa…. é sobre tudo isso que vamos falar nesse post!

Por que devo dedicar esforços para atendimento nas redes sociais?

A interação nas redes sociais impacta diretamente na imagem do seu sindicato. E isso quer dizer positiva ou negativamente, ok?! Estudos comprovam que se o relacionamento com a marca por meio das redes sociais for positivo, aumentam as chances de novas vendas acontecerem. No “Guia definitivo de atendimento ao cliente” da Conversocial, 88% dos consumidores informaram que “têm menos probabilidade de comprar de uma marca que não responde as perguntas nas mídias sociais”. 

Devo estar em todas as redes?

E a resposta é NÃO! Você não precisa estar presente em todas as redes. Você precisa estar presente nas redes mais estratégicas para você. Tudo vai depender do seu branding, do seu guia de marca, do seu objetivo… enfim, nem sempre a rede sociais da moda é a rede social ideal para você. Para isso, é necessário analisar a sua estratégia de marketing. Se você precisar de ajuda para definir as redes sociais para o seu sindicato, nós podemos te ajudar!

Como posso otimizar meu atendimento nas redes sociais?

Para realizar um atendimento de qualidade, é necessário se atentar em alguns pontos. Por isso, separamos aqui 5 pontos de atenção que podem te ajudar:

  • Tempo, o bem mais precioso da atualidade!

Sim, ele é o maior bem de todo mundo, por isso, preserve-o! A vantagem da rede social é ser ágil nas respostas. Não demore muito para responder quem entrar em contato com você por estes canais, porque isso pode gerar uma sensação de que a pessoa foi ignorada. Mas, isso também não significa que você precisa responder o seu inbox o tempo todo. Tenha horários BEM DEFINIDOS para responder as pessoas e informe quais são esses horários para os seguidores.

  • Adapte a sua linguagem!

Aqui é necessário levar em conta toda a construção da sua brand persona. Nas redes sociais, você pode ser mais informal, mas sem perder a personalidade do seu sindicato, caso a sua linguagem de rotina seja mais formal, por exemplo. Porém, utilize gifs, emojis e todas as outras funcionalidades que as redes sociais oferecem para a construção de um bom relacionamento com os trabalhadores.

  • Esteja pronto para as críticas!

Raramente os atendimentos serão feitos só de elogios rs. Sendo assim, é necessário estar preparado também para resolver as crises e/ou problemas que possam surgir. O ideal é criar um roteiro de respostas padrões para determinados assuntos e, se necessário, transferir o atendimento para outro canal, dependendo da gravidade da situação.

  • Defina ferramentas que facilitem o atendimento do inbox nas redes sociais!

O mercado digital é um dos que mais crescem atualmente e, existem diversas ferramentas que podem te ajudar a fazer a triagem e divisão das mensagens por segmento, setor, localidade, departamento, etc. As ferramentas são muitas e estão aí para nos ajudar no dia a dia. Outra dica importante é apostar em ferramentas que concentrem as mensagens de redes sociais diferentes em uma única plataforma. Por exemplo: utilize uma plataforma na qual você consiga responder direct do Instagram e inbox do Facebook para te ajudar.

  • Não tenha medo!

Sério, pode parecer assustador, mas contorne o medo e mergulhe de cabeça nessa nova forma de relacionamento com seus associados. Nunca se esqueça que as empresas são “intrusas” nas redes sociais e quanto menos “quadrado” e mais humano e parceiro você for, será melhor para sua imagem e crescimento.

E aí, o que achou?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como realizar seu atendimento pelas redes sociais, conte para nós caso você tenha alguma dúvida, curiosidade ou queira compartilhar alguma experiência com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais artigos