O crescimento da Internet e das Redes Sociais revolucionou a forma de comunicação da sociedade como um todo, né?! Isso não podemos negar. De fato, essas ferramentas nos oferecem um leque de possibilidades como nunca vimos antes e isso é maravilhoso! E o marketing sindical?
Nesse contexto, vemos que muitos sindicatos utilizam as redes como sua principal forma de comunicação e relacionamento com os associados e trabalhadores, mas isso é um risco MUITO GRANDE.
Vamos falar tudo sobre isso nesse post, então fique com a gente até o final para não errar mais!
Por que é um risco para o marketing sindical apostar todas as suas fichas nas redes sociais?
A resposta para essa questão é muito simples: porque elas podem deixar de existir ou serem substituídas pelo público muito facilmente. É isso mesmo. Claro que é algo difícil, porém não é impossível.
As redes sociais são ferramentas de grandes empresas, voltadas para gerar lucro, antes de qualquer coisa. Dessa forma, qualquer mudança significativa no mercado em relação a elas, pode impactar o seu funcionamento ou até mesmo a existência delas.
Outro ponto importante para destacar, é que o mercado de aplicativos de relacionamento, como as redes sociais, muda DIARIAMENTE e sempre surgem novas redes e novos apps que podem “roubar o lugar” das redes que estão em alta atualmente.
Dessa forma, se a sua comunicação está completamente voltada para as redes sociais, você pode perder tudo de um dia para o outro.
Nossa, 118, mas isso não é exagero?
Olha, depende do seu ponto de vista. Se você está disposto a arriscar tudo e ainda assim deixar parte essencial do sindicato nas mãos das redes sociais, então não.
Mas, se você entendeu o nosso ponto de vista e não quer colocar tudo em risco, temos dicas de como fazer com que o sindicato utilize as redes sociais de forma otimizada e eficiente!
Ponto de partida
O mais importante, antes de pensar nas redes sociais, é centralizar a sua comunicação em canais próprios, como o site do sindicato, por exemplo.
Construa um site que seja voltado para agregar valor aos trabalhadores. Divulgue notícias, informações importantes, uma sessão “fale com o sindicato” (e converse com trabalhador), denúncias, acesso à Convenções e Acordos Coletivos, informações sobre benefícios, depoimentos dos associados, área do associado e janela para associação online. Enfim, um site completo, com todas as informações essenciais para o sindicato e os trabalhadores.
Trabalhe com um site intuitivo e atraente para chamar a atenção dos trabalhadores. Não tente fazer do seu site uma reprodução de um jornal físico dos anos 90.
Lembrete: para ter um site que não funciona ou que não seja funcional, é melhor não ter. Invista FORTEMENTE nesta alternativa, inclusive com canais de atendimento direto, como chatboot, por exemplo.
Depois que esta etapa básica estiver concluída, aí sim você pode voltar o seu olhar para as redes sociais. O primeiro passo é realizar o trabalho “dentro de casa”. Somente depois é que você deve partir para a jornada social.
Nas redes socias
Ufa, finalmente chegamos nas redes sociais rs.
Neste momento, é importante que você tenha em mente um ponto CRUCIAL: as redes sociais existem para proporcionar interações entre pessoas.
Como já falamos anteriormente, os sindicatos e empresas de forma geral, são intrusos nesses ambientes. Por isso, é importantíssimo que você se adapte e estimule as relações entre as pessoas do sindicato e os seguidores, beleza?!
Outra coisa: a rede social deve ser somente a “ponta do iceberg” da sua estratégia de marketing sindical. Ela é fundamental para que você crie um canal de relacionamento transparente e convidativo para que os trabalhadores se interessem e entendam um pouco mais do sindicato e busquem o seu site, que é o lugar onde ele consegue se associar.
As redes sociais são parte fundamental para a construção de um relacionamento com os trabalhadores no marketing sindical.
Então, dirigentes, abusem desse poder! Façam vídeos, postem fotos das reuniões e assembleias, abram caixa de diálogo com perguntas e respostas… SEJA CRIATIVO.
Confira algumas dicas importantes
- 1. Utilize as redes sociais que a categoria utiliza
Faça uma pesquisa e confira qual a rede social é utilizada pela sua categoria de representação. Mas não se baseie em “achismos”. Pesquise mesmo. Converse. Não adianta nada você achar que o Facebook é a melhor opção, mas os seus trabalhadores estão no Twitter, por exemplo. Isso acontece bastante e quem sofre desses achismos ainda diz que esse tal de “marketing digital” não funciona..
- 2. Esteja aberto ao diálogo TRANSPARENTE
Se não for para estabelecer diálogos com os trabalhadores, nem pense em criar um perfil social rs. Saiba que será necessário responder os comentários e as mensagens inbox. Ou seja, interagir por meio das ferramentas disponibilizadas em cada uma delas.
- 3. Poste conteúdos de qualidade e de valor
Já sabemos que o mundo sindical não está em sua melhor fase de popularidade. Então, é fundamental que os trabalhadores encontrem BONS MOTIVOS para seguir o perfil do sindicato. Ver mais do mesmo ou coisas atrasadas só vai dar mais motivo para que a popularidade do sindicato continue caindo.
- 4. Defina um valor para investir em mídia paga
É necessário patrocinar algumas publicações para alcançar mais pessoas e engajar os trabalhadores. Já não é de hoje que o algoritmo das redes sociais mudou e o alcance e efetividade das publicações orgânicas decaíram significativamente.
- 5. As redes servem para te ajudar, não para te acorrentar
Utilize as redes como forma de amplificar o seu site a atuação e o marketing sindical.
Não tente se adaptar 100% a elas, mas faça com quem elas trabalhem para o sindicato dentro da estratégia de marketing desenvolvida.
Esteja atento às mudanças e entenda de que forma elas podem te beneficiar.
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com os dirigentes do seu sindicato e quem você acredita que possa ajudar!
Se tiver qualquer dúvida, comente aqui, vamos adorar bater um papo!