Os riscos da panfletagem digital para os sindicatos

Vamos começar imaginando que você está andando na rua. De repente, uma pessoa se aproxima de você e te entrega um panfleto. Pense a sua reação quando isso acontece. De modo geral, as pessoas tendem a fazer uma leitura rápida somente das coisas que mais chamaram atenção e, em menos de 10 segundos, dispersam a atenção do panfleto. Outras, muitas vezes pegam o panfleto somente por edução e jogam na primeira lata de lixo, sem nem ao menos olhar para o papel. Seja como for, você acha que essa forma de abordagem é eficaz? Agora, imagine isso, mas de forma online. Pois é… é justmente sobre isso o artigo de hoje. Vamos falar sobre os riscos da panfletagem digital para os sindicatos.

Para começar, o que é panfletagem digital?

Assim como no exemplo logo no começo do artigo, a panfletagem digital segue o mesmo perfil.

Imagine que você está se atualizando no feed da sua rede social favorita, quando de repente, aparece um anúncio oferencendo um produto ou serviço que você nunca viu ou que nem sabe do que se trata aquela empresa.

Você foi impactado por um anúncio aleatório, que, assim como uma pessoa na rua entregando um panfleto, a empresa, por meio da rede social, “estendeu a mão” e jogou uma oferta em você sem o seu desejo de compra.

Ou então, você acessa um perfil de uma loja ou empresa, mas ao ver os conteúdos deles, você percebe que estão penas fazendo posts para se vender por ali.

Em termos simples, a panfletagem digital é a distribuição de conteúdo com uma oferta por meio da internet. Isso pode incluir e-mails em massa, mensagens de texto, publicações em redes sociais, anúncios e outros tipos de conteúdo digital.

No entanto, essa estratégia pode não ser a mais adequada para todas as situações, especialmente quando se trata de sindicatos.

Por que a panfletagem digital é um risco para os sindicatos?

A primeira razão pela qual os sindicatos devem evitar a panfletagem digital, é que ninguém utiliza uma rede social para comprar alguma coisa, muito menos, uma associação sindical.

O principal objetivo de quem está usando uma rede social, é se RELACIONAR!

Sem criar um relacionamento com os seguidores do seu perfil, dificilmente você terá um engajamento positivo, a ponto de despertar o desejo de associação nas pessoas. É preciso se relacionar, para, aos poucos e, com muito conteúdo de valor, oferecer a associação sindical que você quer vender.

Simplesmente fazer um post bonito escrito “FIQUE SÓCIO DO SINDICATO” não te levará a resultados exponenciais.

A segunda razão, é que essa prática pode ser vista como invasiva pelos destinatários.

Muitas pessoas já se sentem sobrecarregadas com a quantidade de mensagens que recebem diariamente, e podem considerar esse tipo de conteúdo como spam. Para entender melhor sobre os problemas de ser atribuído como spam, leia este outro artigo aqui da 118.

Outro motivo para evitar a panfletagem digital é que ela pode ser menos eficaz do que outras formas de marketing. A sua concorrência é GIGANTE e você precisa cativar o seu trabalhador.

Embora as taxas de conversão possam ser altas em alguns casos, muitas pessoas simplesmente ignoram ou apagam mensagens de marketing sem sequer ler o conteúdo.

Por fim, a panfletagem digital pode prejudicar a imagem do sindicato.

Ao enviar mensagens de marketing agressivas ou irritantes, as pessoas podem começar a ver o sindicato como uma organização que se preocupa apenas em fazer propaganda, em vez de fornecer informações úteis e relevantes.

O que devo fazer no lugar de panfletar?

Em vez de confiar na panfletagem digital, os sindicatos podem adotar outras estratégias de marketing mais eficazes.

Por exemplo, criar um conteúdo útil e informativo para os trabalhadores e seguidores, compartilhando informações sobre novas leis, negociações, acordos coletivos e outros temas relacionados à sua categoria.

Isso pode ajudar a estabelecer a reputação do sindicato como uma fonte confiável de informações, e aumentar o envolvimento dos associados.

Um conteúdo de valor, trabalhado com linhas editoriais dentro do seu funil de associação é o melhor caminho!

Além disso, os sindicatos podem usar ferramentas de comunicação como e-mails, blogs e redes sociais para manter os trabalhadores atualizados sobre as atividades e notícias importantes.

Em resumo, a panfletagem digital pode ser um risco para o sindicato, pois é uma prática invasiva, menos eficaz, difícil de mensurar e prejudicial para a imagem do sindicato.

Em vez disso, os sindicatos podem adotar outras estratégias de marketing mais adequadas:

  • a criação de conteúdo informativo e útil;
  • o uso de ferramentas de comunicação;
  • e outras táticas que que tanto falamos aqui em nosso blog.

Assim, adotar uma abordagem voltada para a educação dos trabalhadores e o engajamento em suas redes sociais, pode ser uma maneira mais eficaz de conquistar e manter a fidelidade dos associados.

E aí, o que achou desse artigo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais artigos