Saiba como trabalhar com diferentes segmentos de trabalhadores no sindicato

Representamos vários segmentos de trabalhadores no sindicato e agora? Dentro de uma base de representação sindical estão inseridas várias empresas de um mesmo segmento de atuação trabalhista. Além disso, podemos encontrar sindicatos que representam alguns segmentos de trabalhadores dentro de um mesmo setor trabalhista.

Mas, o seu sindicato consegue trabalhar de forma exclusiva para cada um desses diferentes segmentos ou empresas? Ou será que o sindicato acaba tratando todos de uma mesma forma? Vários segmentos de trabalhadores no sindicato. E agora?

Pense com a gente, não estamos falando sobre tratamentos diferentes ou regalias para uns e não para outros. Não é nada disso. Ao contrário, estamos falando mais estrategicamente, como ,por exemplo, criar uma forma de se relacionar com cada um dos seus públicos, desenvolver uma personalidade que representa os trabalhadores X ou Y e trabalhar em cima dessas diferenças para trazer ainda mais associados ao sindicato.

No marketing, chamamos isso de PERSONAS.

O que é uma persona?

Uma persona, nada mais é do que um personagem fictício que você cria para representar o seu tipo de associado ideal do sindicato. Esse personagem deve ser criado baseado em características que representem o seu tipo de trabalhador. Por exemplo: trabalhar em uma empresa X, ser de determinada cidade ou região.

Além disso, também deve possuir características de comportamento, como cargo, hábitos do que gosta de fazer, se possui família, os maiores desafios desse personagem, quais os sonhos e objetivos desse personagem, e por aí vai.

Assim, com essas características definidas, é possível aplicar diversas estratégias para a captação de novos associados, com um público alvo bem definido. Por exemplo, vamos supor que você entendeu que a sua persona tem o hábito de usar o Instagram como rede social principal. Com isso, você conseguirá guiar os próximos passos e tomar decisões com mais assertividade.

É para as personas que as estratégias de associação são criadas.

VEJA O EXEMPLO DE UMA PERSONA:

Laura, 37 anos, natural de São Paulo. Ela é solteira, tem um filho de 5 anos e trabalha como secretária de uma clínica médica. Sua renda é de R$3.500,00. Ela é uma pessoa super organizada e metódica durante o trabalho, mas que gosta de fazer coisas diferentes aos finais de semana, como ir para a praia com o filho.

Seu maior obstáculo é equilibrar seus horários de trabalho com a rotina do filho, o que acaba sobrecarregando seu dia-a-dia. Tem o sonho de levar o filho de férias para a Disney quando ele completar 12 anos.

Quanto mais detalhes você possuir, melhor. Dessa forma, fica muito mais fácil de criar uma campanha de associação exclusiva para pessoas com esse perfil, por exemplo.

Como o conceito de persona pode ajudar o sindicato?

Depois de entender o que é uma persona e como começar a definir as características dela, é importante entender como segmentar o seu público de trabalhadores é fundamental para associar mais trabalhadores.

Definindo as personas, você vai:

  • ENTENDER MAIS SOBRE OS TRABALHADORES QUE VOCÊ REPRESENTA.
  • DEFINIR OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO QUE O SINDICATO VAI UTILIZAR.
  • APROFUNDAR QUAIS SÃO CONTEÚDOS DE MAIOR INTERESSE DOS TRABALHADORES.
  • MELHORAR A EXPERIÊNCIA DOS TRABALHADORES COM O SINDICATO, TANTO ONLINE QUANTO OFFLINE.
  • DEFINIR UMA FORMA DE EXPRESSAR PARA O SINDICATO.
  • DESENVOLVER LISTAS, E-MAILS E PÁGINAS DINÂMICAS PARA CADA PERFIL DE PERSONA COM A 118+.

Como criar a persona do sindicato?

Representamos vários segmentos de trabalhadores no sindicato e agora? Para te ajudar a criar a sua persona, separamos aqui uma lista com algumas dicas para iniciar o seu processo de criação.

  • Divida por setores da vida: pessoal e profissional.
  • Descreva os dados como nome, idade, aonde mora, estado civil, escolaridade, etc.
  • Descreva sobre o seu trabalho, cargo, salário, objetivos, empresa, etc.
  • Descreva sobre sua família, opções de lazer, redes sociais que utiliza, etc.
  • Defina os sonhos dessa pessoa, desejos, obstáculos e desafios.

Não tem certo e errado, combinado? Por isso, quanto mais você analisar os dados referente à sua base de associados, conseguirá descrever muito mais informações sobre as personas.

E mais um dica: na 118+, você conseguirá descrever as informações sobre interesses, gostos, receios, problemas e frustrações com facilidade.

Quando os trabalhadores com potencial para se associar são representados por uma persona, é mais assertivo para entender os seus desejos, dores e necessidades. Assim, você percebe como o sindicato pode agregar ainda mais valor à vida deles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais artigos